A arte de adaptar-se!

Impressionante como o tempo vai passando e nós nos vemos enfrentando situações que antes não “daríamos” conta de enfrentar. A arte de adaptar-se é uma maneira de auto sustentarmos. Funciona assim: ou nos adaptamos ao presente e nos permitimos viver o novo com todas as oportunidades e dificuldades apresentadas, ou iremos passar o restante de nossas vidas “enferrujados” e presos ao que nosso cérebro criou para nos aprisionar.

Quando crianças passamos por diversas mudanças, e nos adaptar significa continuar a seguir em frente, mas por algum motivo quando somos crianças é mais fácil, é mais leve. Um exemplo comum é uma criança que ao acordar percebe que seu dentinho da frente está mole, ela avisa aos seus pais que em questão de minutos o arranca. Pronto, de uma hora para outra a criança precisará se adaptar a se ver sem dente e conviver com essa mudança até que o outro dentinho surja. Mas porque é mais fácil para uma criança do que para um adulto adaptar-se à mudanças? A resposta é simples, uma criança não está preocupada com o que os outros pensam dela, ela se preocupa em brincar, pular, sorrir, correr e ter os seus amigos por perto. Já os adultos carregam consigo o “peso” muito grande de ser aceito pela sociedade, de obedecer padrões pré estabelecidos para ser considerado bonito (a), de ser obrigado a dar satisfações da sua vida.

Imagine se um adulto acorda com o dente mole e o arranca? O pânico em pensar que não existirá outro dente para nascer no lugar daquele já gera uma aversão à adaptação que naturalmente deveria ocorrer, sem contar com a questão social que é muito forte, que o rejeitará por estar com uma aparência fora do padrão. Porém se é preciso passar por situações como esta, é necessário enfrentar a adversidade, procurar maneiras de contornar o problema e continuar seguindo em frente.

Não é tão simples adaptar-se a todas as situações, mas precisamos. A vida não pode parar e estarmos disposto a continuar mesmo na adversidade, é uma evolução incrível como seres humanos. Quando nos adaptamos estamos dizendo para nós mesmos que nada irá nos parar. E quando percebemos o quão rico é saber nos adaptar, passamos a seguir o trajeto da nossa vida bem mais suave, feliz e consciente, sem nos cobrarmos tanto e tendo a certeza que o universo está girando, e consequentemente tudo está em mudança continua, inclusive nós mesmos.

Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças – Charles Darwin.

Fonte: https://pixabay.com

Siga-nos 🙂
error

Karla Constantino

Mulher, mãe, bailarina, aventureira, amante por viagens, louca por novos desafios e apaixonada pela vida!

Um comentário em “A arte de adaptar-se!

  • 16 de janeiro de 2019 em 19:03
    Permalink

    O adaptar-se é muito difícil,mas é preciso, o que para mim foi muito difícil e doido,o mais difícil de minha vida,foi me adaptar viver sem à presença do meu amado marido,o vazio que ele deixou na minha vida foi terrível,de uma hora para outra e até hoje dói muito,mais é a vida e temos que aceitar e se adaptar da melhor maneira possível,sem magoar as pessoas que convive comigo e não tem nada haver com à minha tristeza.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *