Empatia é o grande convite da série 13 razões – netflix

13 razões (13 reasons why – netflix) é um grande exercício de empatia.

A empatia talvez possa ser praticada pelos animais, mas é sabido que é praticada pelo ser humano. E esta é como a construção muscular deve ser exercitada periodicamente.

A empatia é a capacidade humana de se transportar para uma situação alheia a sua realidade e viver aquela experiência com o olhar de quem realmente a vive.

Quando da sua prática não se é possível carregar a sua própria bagagem de experiências e conceitos, já formados ao longo da sua existência, pois agindo assim você estará apenas observando uma situação sob a sua ótica.

garota-feliz-empatia
pratique empatia com esta cena alegre.

Para pratica-la deve-se usar sua bagagem para construir o que se imagina ser a bagagem do outro e dai sim viver a experiência alheia.

13 razões apresenta personagens com os quais, qualquer um de nós na adolescência convive ou conviveu. E suas atitudes por muitas vezes ao primeiro olhar são pequenas, naturais e desta forma não causariam nenhum tipo de reação adversa ou significativa. Dai vem o convite da série, seja empático. Atentando a construção de cada personagem com a bagagem pessoal, oferecida pelo roteiro e pela direção, é possível se praticar a tal empatia e perceber os motivos de ações simples terem um plano de fundo e consequentemente criar duras e grandes cicatrizes.

Recomendo 13 razões de peito aberto e sendo empático com cada personagem.

cachorro-feliz-empatia
pratique empatia com esta cena alegre.

Todos temos em nossa bagagem temos a sensação de felicidade de um cão ao buscar um graveto atirado pelo dono ou outro alguém. De forma empática é simples se transportar e sentir sua felicidade ao saltar sobre a água com o brinquedo na boca. Da mesma forma é que fácil sentir a alegria na foto acima e também a tristeza e a dor na anterior. Mesmo sem nunca antes ter abocanhado um graveto ou passado frio e fome.

Empatia gera empatia.

imagens: pixabay e freeimages

Siga-nos 🙂

Autor: Junior de Castro

Viciado em pessoas, ainda em construção e sempre em busca de mais empatia. Cozinheiro, aprendiz de aquarela e com ideias para dividir :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *