Descobrindo os nossos pontos fortes!

Sempre é tempo de olharmos para dentro de nós e buscarmos nos conhecer. E uma das maneiras de nos conhecermos é descobrindo os nossos pontos fortes e utilizando eles para todos os aspectos da nossa vida. E como podemos descobrir os nossos pontos fortes?

Existem algumas formas, porém aceitar que não somos perfeitos e que precisamos nos auto conhecer dia a dia é essencial para que esse processo seja possível e eficaz. A partir do momento que descobrimos os nossos pontos fortes e conseguimos utilizá-los no nosso cotidiano, somos capazes de nos tornarmos muito mais produtivos e felizes, isto porque estaremos utilizando os nossos talentos juntamente com técnicas que nos auxiliarão nas nossas atividades com excelência e maestria.

O segredo está em descobrirmos os nossos verdadeiros talentos, e isto quer dizer, percebermos o que realmente nos trás satisfação, realização e felicidade. Por exemplo, se estamos no meio de um grupo de 5 pessoas, sendo que das 5 pessoas, 3 são nossos amigos e os outros 2, não conhecemos, o que nos dá mais satisfação: continuar conversando apenas com os nossos 3 amigos ou ir ao encontro das 2 pessoas desconhecidas e inseri-las no grupo conosco? Esta é uma reflexão interessante e que não tem resposta certa ou errada, mas diz muito sobre os nossos talentos. Se preferimos ficar apenas com os amigos, o nosso talento provavelmente é de fortalecimento de relacionamento. Se preferirmos agregar os desconhecidos ao nosso grupo de amigos, o nosso talento provavelmente é de agregador.

Este foi apenas um exemplo de como é importante nos conhecermos e prestarmos atenção nos nossos talentos, que são pontos fortes para que possamos viver mais felizes e de maneira eficaz. Existem talentos que apenas precisam ser aprimorados, e para isto existem técnicas e conhecimentos, que adquirimos através de cursos, workshops, treinamentos e vivência.

Uma pesquisa revelou que as pessoas e profissionais bem-sucedidos, utilizam a suas energias para aprimorar aquilo que fazem de melhor. Os pontos fracos deixam para segundo plano.

Mas nem tudo são flores, e muitas vezes não conseguimos utilizar os nossos talentos por sermos privados deles, como exemplo, cito uma mulher chamada  Anna Mary Robertson Moses, nascida em uma fazenda em Nova York, começou a desenhar quando era criança e estava tão interessada em captar cada nuance do que via ao seu redor, que misturava suco de uva e frutas vermelhas aos seus desenhos para dar mais cores, porém a sua vida de atividades na fazenda a bloqueou de desenhar por cerca de 60 anos e finalmente, aos 78 anos, aposentada da lavoura, Anna permitiu-se dar asas ao seu talento de desenhar e foi muito feliz e sucedida.

Muitos executivos perdem funcionários por não reconhecerem os seus verdadeiros talentos, colocando-os para atuar em áreas onde os seus pontos fracos são evidenciados, enquanto os pontos fortes, desperdiçados.

Todos nós temos talentos e podemos utilizá-los para sermos mais eficazes e bem sucedidos, mas é preciso reconhecê-los, e após achá-los os colocar em prática, sempre aprimorando-os e tornando-os a base da nossa essência.

Fonte: Livro – Descubra os seus pontos fortes

Fonte: https://pixabay.com/

Siga-nos 🙂

Karla Constantino

Mulher, mãe, bailarina, aventureira, amante por viagens, louca por novos desafios e apaixonada pela vida!

Um comentário em “Descobrindo os nossos pontos fortes!

  • 26 de março de 2019 em 11:55
    Permalink

    Eu sou agregador,gosto muito de conhecer pessoas e coloca-las no grupo em que estou participando,ainda não descobrir qual é o meu real talento,mais tudo que eu gosto de fazer eu ponho o meu melhor.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *