Esteja presente – Mindfulness e mindful eating

O movimento mindfulness ganha novo espaço na cozinha. O mindful eating é um convite a estar presente em cada refeição. Em uma tradução literal, mindfulness seria algo como “atenção plena” ou estar inteiramente no momento vivido. A derivação deste movimento para a gastronomia seria viver plenamente cada refeição.

Se fizermos um exercício de memória, veremos que inúmeras vezes, de repente, após mais uma garfada automática, a refeição simplesmente terminou e o sabor daquele alimento não foi vivenciado. Durante alguns minutos repetimos um ritual, que dará algum tipo de energia ao corpo, para que ele continue automaticamente executando uma série de tarefas do dia a dia.

Nosso organismo é bastante adaptável e também é excelente em automatização de processo. Desta forma, quando não damos importância a algo, nosso organismo automatiza aquele processo, liberando a mente para atuação em outras atividades paralelas.

Porém cada vez mais temos nos inebriado com a prática da automação dos processos, dos relacionamentos e da vivencia como um todo. Tornando-nos zombies de tarefas inertes. Na alimentação não é diferente. Porém a má alimentação tem um custo invisível a curto, médio e longo prazo.

A refeição que era sinônimo festivo de comemoração, do sagrado, de união e confraternização. Hoje tornou-se só mais uma tarefa automatizada que acontece em frente a TV, ou com as mãos divididas pelo garfo e o celular.

Precisamos resgatar a importância de cada momento e vivê-lo como se deve.

Siga-nos 🙂

Autor: Junior de Castro

Viciado em pessoas, ainda em construção e sempre em busca de mais empatia. Cozinheiro, aprendiz de aquarela e com ideias para dividir :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *